28/02/2013

AJEC recebe currículos para preencher postos de trabalho

A AJEC (Associação de Jovens Empreendedores do Coroadinho), em parceria com a EMPRESA RENOSA (COCA-COLA), informa que esta recebendo currículos vitae no auditório da entidade, para seleção de jovens que serão inseridos no PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. 

Os requisitos básicos para os interessados em participar da seleção, segundo a EMPRESA RENOSA (COCA-COLA) exigem idade entre 18 e 23 anos, formação técnica, além de disponibilidade de 6 horas diárias. Não há necessidade de experiências profissionais com registro na carteira de trabalho. 

Os aprovados na seleção ocuparão postos de trabalho abertos na Fábrica da Coca-Cola, situada na BR 135, Km 20, Estiva, Distrito Industrial de São Luís.

Vale ressaltar que os aprovados na seleção vão trabalhar com Carteira de Trabalho assinada, e terão auxílio transporte, auxílio alimentação.

Os jovens com formação técnica residentes no Polo Coroadinho e adjacências, podem se deslocar agora mesmo para entregar seus currículos na sede da AJEC.

13/02/2013

A demanda da liderança sustentável


Autor: Caio Lauer 
Gerir com sustentabilidade pode ser caracterizado como algo necessário às empresas nos dias de hoje e os profissionais devem se preocupar em garantir uma qualidade de vida melhor, além de promover ações socialmente corretas, com foco no crescimento das pessoas. A responsabilidade social se tornou uma exigência do mercado, e, cada vez mais, tanto os funcionários, como as organizações, terão de se inserir neste contexto.

Existem dois aspectos extremamente importantes: a figura do líder com disposição de investir seu tempo e sua energia na mudança radical de paradigmas; acreditar que as pessoas são muito mais importantes do que qualquer outra coisa na empresa. Este é o grande desafio para qualquer organização que deseja perdurar no mercado.

O papel de líder não vem, necessariamente, do cargo de gestor, mas sim das pessoas que assumem a responsabilidade em um momento de conflito ou crise e que são referência por ações, muito mais do que por salário ou discursos vazios. “Diante deste panorama, o líder sustentável é aquele que conquista seguidores para esta causa. Hoje, a sustentabilidade precisa ser trabalhada a partir das organizações e estes gestores, conscientes disto, podem tomar posição de vanguarda e de favorecimento do mercado a partir de ações totalmente necessárias, justas e éticas”, contextualiza Luiz Eduardo Loureiro, diretor da Monteiro Associados Consultoria Empresarial e especialista em gestão empresarial.

A liderança sustentável é o único caminho para a sobrevivência das organizações. Hoje, não respeitar a necessidade e a essência do ser humano é o maior risco que as corporações têm de se desconectarem da expectativa do consumidor. 

A sustentabilidade organizacional, partindo de um profissional com poder de decisão da empresa, torna este processo e compromisso muito mais fácil. “Emana do líder a paixão pela questão sustentável e o entendimento de que são ações necessárias e que farão a diferença para a empresa e, principalmente, para o mundo”, comenta Loureiro. 

Para ele, a área de Recursos Humanos das companhias deve entender sua função e a das pessoas no processo de mudança e tudo se conecta mais facilmente a partir da visão que vem muito além do resultado de curto prazo. “Surge de uma visão de futuro e do papel do homem na conservação do planeta, justiça social e no desenvolvimento da empresa perante a sociedade”, completa.

Muitas empresas já enxergam a sustentabilidade aliada à gestão como uma forma de redução de custos e de respeito à sociedade. “Organizações que ouvem seus consumidores estão sempre à frente. Tem companhias que julgam a reclamação como um problema quando, na verdade, é uma oportunidade de melhoria. Então, quem está prestando atenção no que o consumidor diz, tem maior chance e já apresenta diferencial”, opina Eduardo Cupaiolo, diretor da PeopleSidee do The Coaching Office Company, consultorias com foco na orientação de empresários e executivos e no desenvolvimento do lado humano das organizações.
Atitudes e competências

A sociedade demanda profissionais com audácia de fazer diferente. Executar tarefas com redução de custos e atender melhor o consumidor é consequência de melhor prestação de serviços. É uma questão de se tornar uma empresa diferente em um mundo diferente.

“O mais difícil é quando existem pessoas com pensamento sustentável, porém a cultura da empresa acaba minando este tipo de atitude dos colaboradores. As barreiras são muito grandes e o profissional acaba se desmotivando neste propósito. É fundamental cultivar pessoas motivadas para produzir com excelência e qualidade”, finaliza Cupaiolo.

Fonte: A demanda da liderança sustentável | Portal Carreira & Sucesso 

Ações Sociais: a importância de conscientizar os colaboradores


Por Maiara Tortorette
Investir na imagem institucional da empresa e incentivar os colaboradores a participar de ações sociais é algo necessário no mercado atual. As empresas estão cada vez mais envolvidas com projetos de sustentabilidade e o departamento de Recursos Humanos se tornou uma ferramenta fundamental para a divulgação das campanhas e conscientização dos profissionais.

Criar ações sociais tornou-se sinônimo de crescimento e desenvolvimento, pois esse tipo de iniciativa valoriza os funcionários, otimiza o desempenho das equipes e a aumenta a visibilidade da empresa. Mas apesar de parecer simples, fazer com que os colaboradores participem e percebam a importância dessas ações é extremamente complicado.

Segundo Reinaldo Frascino, diretor de RH da FTD, muitas organizações tratavam da responsabilidade social apenas como ‘imagem mercadológica’, mas com o tempo passaram a investir em algo muito maior como os projetos de sustentabilidade. “Podemos citar casos como do Banco Real, que faz um trabalho muito bonito, e não só faz como divulga e ensina outras empresas que também queiram fazer. Muitas organizações, principalmente as de grande porte, criaram uma estrutura específica para essas ações, sejam internas ou externas”.

Apesar de não ser a única responsável, a área de Recursos Humanos tem extrema importância nesse contexto e dentro de todo o cenário empresarial. Para Jane Souza, consultora do Grupo Soma, as empresas devem se adequar às tendências do mercado para não perder espaço e credibilidade. “O papel do RH é estratégico e a conscientização dos colaboradores acontece durante as ações pontuais e projetos desenvolvidos apresentados aos funcionários de acordo com as reais necessidades da empresa”, explica.
Cada empresa possui uma forma diferenciada de trabalhar os projetos sociais. É possível notar uma constante utilização das ferramentas de comunicação interna, por exemplo, para manter os funcionários antenados e conscientizados. Junto a outras áreas da empresa é possível criar diversas formas de comunicação que chamem atenção do profissional.

“Tenho percebido duas formas principais de conscientização. A primeira é por meio dos diversos canais de comunicação escritos e até palestras, seminários e workshops, o outro são formas de reconhecimento ou até liberação do profissional em algum momento do horário de trabalho para realizar trabalhos voluntários que algumas empresas propiciam para favorecer ou incentivar essas atividades”, menciona Reinaldo.
Qualidade de vida

Além de serem extremamente favoráveis à imagem institucional das organizações, as ações sociais e projetos sustentáveis também são importantes para os colaboradores. É visível que os profissionais que se envolvem e participam ativamente dessas atividades conseguem melhorias em sua qualidade de vida e até mesmo no ambiente de trabalho.

Profissionais que se emprenham nessas atividades e que percebem a sua importância, conseguem atingir uma imensa gratificação com o trabalho realizado. Muitas pessoas iniciam essas ações no ambiente corporativo, mas acabam levando essa missão para sua vida, com total dedicação.

“As estatísticas têm comprovado o grande retorno que as equipes de trabalho têm oferecido às empresas que apostam em ações sociais nas quais se vêem envolvidas. Elas acabam criando um nível bem mais elevado de sensibilidade para diferentes realidades”, menciona Luiz Roberto Bodstein, consultor de empresas.

“Além disso, a relação com ações sociais permite que muitos descubram talentos para atividades que nem sonhavam que poderiam exercer, e isso, mais do que um desafio a vencer, pode constituir uma experiência altamente gratificante, que envolve aprendizagem, comprometimento e identificação com causas de vital importância para o desenvolvimento tanto individual quanto coletivo”, finaliza.


Fonte: Ações Sociais: a importância de conscientizar os colaboradores | Portal Carreira & Sucesso 

05/02/2013

Cinco informações úteis que não são divulgadas para a Opinião Pública


Por Denise Raquel

1. Certidões:

quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento, ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar!
Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.
Passe para todo mundo, que este é um serviço da maior importância.

2. Auxílio a Lista: 

Telefone 102… não!
Agora é: 08002800102
Vejam só como não somos avisados das coisas que realmente são importantes……
NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO VERDADEIRAMENTE GRATUITO.
Não custa divulgar para mais gente ficar sabendo.

3. Lenda: 

Não existe tratameto eficaz para queda de cabelo.
Tudo mentira, já existem produtos naturais que tratam seu couro cabeludo, em muitos casos eliminando a queda de cabelo para sempre.
Aqui está!  - http://www.fimdaquedadecabelo.net

4. Multa de Trânsito: 

Essa você não sabia.

No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. 

Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.
Código de Trânsito Brasileiro

Art. 267 – Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa. 

5. Importantíssimo! Documentos Roubados: 

BO (boletim de occorrência) dá gratuidade – Lei 3.051/98 – VOCÊ SABIA???

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98 que nos dá o direito de em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade na emissão da 2ª via de tais documentos como:

Habilitação (R$ 42,97);

Identidade (R$ 32,65);

Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11)..

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP..